TEXTOS SOBRE ENSINO E/OU GEOGRAFIA ESCOLAR

Colocamos à disposição dos interessados uma série de textos a respeito de um ensino renovador, um sistema escolar apropriado para o século XXI, e também sobre a geografia escolar, isto é, o ensino desta disciplina nas escolas elementar e média.

Trata-se de um ensino não mais conteudístico e sim voltado para o desenvolvimento de competências, de habilidades e atitudes, nos educandos: aprender a aprender ou a pesquisar, aprender a discernir o que é confiável do que não é, aprender a raciocinar logicamente, desenvolver um senso crítico, desenvolver sua criatividade, sua capacidade de ter iniciativa própria, de liderar, de não ter preconceitos, etc. E um ensino critico da geografia que se direcione nesse mesmo sentido da escola para o século XXI, ou seja, bem menos conteudístico e mais voltado para contribuir para o desenvolvimento daquelas competências nos educandos.

Em alguns casos selecionamos textos antigos, às vezes até do século XIX, mas pioneiros, que há muito tempo enfatizavam alguns ensinamentos que hoje considerados essenciais ou até mesmo inovadores.

 

 

Educação, um tesouro a descobrir

Excertos de um relatório feito para a UNESCO e que contou com a colaboração de dezenas de educadores de diversas partes do mundo. Um documento essencial para entendermos a escola para o século XXI e várias reformulações curriculares (e de objetivos educacionais) em diversos países, inclusive no Brasil com os novos PCN's.

 

A educação do futuro

Excertos do livro de Edgar Morin, também feito a pedido da UNESCO, que procura repensar o para que serve o sistema escolar.

 

O ensino da geografia

Trechos de um curso lecionado por Yves Lacoste na Universidade de Salamanca, Espanha, em 1984. Pouco antes o autor havia colaborado com o Ministério da Educação da França, no governo socialista de François Mitterrand, para repensar o ensino da geografia e da história.

 

Geografia para educadores, a experiência norte-americana

Trechos do livro Geography for educators, traduzidos para o português, escrito por Susan W. Hardwick e Donald G. Holtgrieve. Os autores participaram da renovação dos curriculos geográficos para as escolas que ocorreu nos Estados Unidos no início dos anos 1990.

 

O que é geografia?

Definições sobre o que é geografia de diversos pensadores desde a Grécia antiga até a atualidade. Elas mostram como a geografia foi vista em diferentes épocas e lugares, em diferentes concepções.

 

Geografia Humana progressista

Excertos do livro New Worlds, New Geographies, de John R. Short, traduzidos para o português. O autor é um importante geógrafo norte-americano e possui idéias originais sobre a nova geografia ou geografia crítica.

 

A geografia crítica no Brasil

Um texto nosso (J.W.Vesentini) que procura fazer um histórico sobre as origens da geocrítica no Brasil, procurando desmistificar certos lugares comuns e mostrar a importância do ensino nessa nova geografia. É um texto depoente na medida em que constantemente exemplificamos com a nossa própria experiência.

 

O que a geografia deve ser?

Trechos selecionados do ensaio de Kropotkin, What Geography ought to be, publicado em 1885. O geógrafo anarquista russo, de forma pioneira e original para a época, mostra a importância do ensino para combater todas as formas de racismo e de preconceitos.

 

O papel e o valor do ensino da geografia

Excertos dos ensaios de Pierre Monbeig publicados em 1954 com esse mesmo título. O autor, um geógrafo francês considerado como um dos introdutores da "geografia científica" no Brasil (ele lecionou na USP durante vários anos), mostra a importância do ensino da geografia e ao mesmo tempo combate o tradicionalismo e aponta que a sociedade (e não mais a Terra, a geografia física) é o elemento dominante na organização - ou produção - do espaço geográfico.